A construção da marca

#1 Defina o recado que a sua marca quer transmitir

Saiba aonde você quer chegar, defina a sua principal mensagem e entenda o contexto no qual a sua missão está inserida antes de sair por aí atirando para todos os lados.

#2 Trabalhe o seu conteúdo

Adapte-se ao digital. As pessoas estão 100% conectadas e os smartphones tornaram-se o braço direito para qualquer ação. Rapidamente pesquisamos, organizamos, agendamos, compramos ou reservamos pela internet. Esteja online, sempre com conteúdos exclusivos e interessantes.

#4 Identifique um diferencial

Ninguém quer mais do mesmo, essa é uma verdade absoluta quando falamos sobre roupas e estilo. Encontre o que você faz de diferente e invista nisso. Não queira ser igual aos outros. Veja no diferencial da sua empresa um potencial de crescimento para o seu negócio. O que você tem que ninguém mais tem? Como trabalhar nisso para que a sua marca adquira ainda mais força?

#5 Especifique um nicho

É impossível agradar a todos. Portanto, encontre a sua audiência. É muito complicado conseguir oferecer vestuário de qualidade, que esteja de acordo com as expectativas do consumidor e que, de alguma forma, seja personalizado. Essa dificuldade ocorre quando tentamos abordar a moda infantil, teen, adulta, masculina e feminina, plus size, tudo ao mesmo tempo. Estabeleça um foco e trabalhe nele e para ele.

#6 Passe o bastão ao especialista

mg7digital Invista em uma agência especializada em branding ao invés de tentar fazer tudo sozinho(a). O risco, quando você tenta fazer também esse trabalho, é de que, além de não conseguir entregar um bom trabalho, você investirá tempo e energia em funções que não condizem com a sua experiência. Para um bom resultado, delegue essa função para quem realmente entende do assunto.

Os pontos de atenção na etapa da construção de marca Sam Levenson

– Visual

Caracterizado pelo alinhamento dos elementos para criar materiais harmoniosos nos diversos canais de venda da empresa, seja na loja física, seja em plataformas digitais. As marcas mais fortes são facilmente reconhecidas devido a estudos aprofundados que envolvem cores, formatos e nomenclaturas.

– Relacionamento

Ter o consumidor como foco de qualquer ação da companhia é ponto-chave para criar um relacionamento agradável. O cliente que recebe atenção e passa por experiências positivas tem muito mais chances de fidelizar-se à marca, repetir a compra em um momento futuro e indicar a empresa para amigos e familiares.

– Tendência

Acompanhar as principais tendências do mercado é uma atitude essencial, especialmente para as empresas de confecção e vestuário. Estar por dentro das novidades e aplicá-las de acordo com as exigências do público não é apenas uma atitude inteligente, mas primordial no mundo da moda. Esse cuidado e essa atenção valem também para as trends digitais.

– Conteúdo

Estamos vivendo a era da informação, principalmente após a digitalização de dados, processos e empresas. As pessoas estão buscando constantemente dados relevantes, interações ricas e materiais interessantes, que podem agregar valor ao relacionamento entre marca e consumidor. Onde quer que a sua companhia esteja, fale com o seu público. Ofereça respostas, ideias, sugestões e soluções.

– Divulgação

Um dos pilares fundamentais de qualquer estratégia de comunicação é saber investir na divulgação da marca. Conheça o seu público, entenda as suas necessidades e mire com exatidão no alvo que a sua confecção precisa atingir.

ImageO que todo mundo precisa saber é da importância de uma marca bem trabalhada. Bem, é para isso que o branding existe. O Branding consiste no conjunto de atividades que se destinam exclusivamente a gestão de uma marca, atuando desde a sua concepção e até seu desenvolvimento. O Branding atua de diversas formas, seja na identidade visual ou verbal, passa pela parte sensorial e vai até a postura que ela temsobre produtos ou serviços, criando uma mentalidade de marca como se ela fosse uma pessoa. Uma estratégia de branding eficaz oferece uma vantagem importante em mercados cada vez mais competitivos. O branding envolve funções de investigação, estratégias, criações, design e o gerenciamento constante da marca, que tem como intuito acompanhar as suas postura frente ao seu público e otimizar relações com eles, buscando potencializar o seu valor e sua qualidade percebida, gerando mais engajamento e se conectando com o público.

MICHELE GUIMARÃES

Sempre gostei de cores que remetessem alegria e, ao mesmo tempo, uma marca com um designer moderno, elegante e fácil de gravar na memória e com algum significado particiular, que no caso do símbolo da MG7Digital é a representação gráfica de quem eu sou como designer, além de ser as iniciais do meu nome.

5 Comentários

  1. Alexandre Borges Janeiro 24, 2020 at 2:16 PM

    Olá, este é um artigo muito útil. É um fato estabelecido há muito tempo que um leitor se distrai com o conteúdo legível de uma página ao examinar seu layout.

    1. Michele guimarães October 17, 2013 at 2:16 PM

      Obrigado Alê, feliz que você tenha gostado. Prazer em vê-lo por aí.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>